e que me fazem pensar no caminho que tenho levado, caminho este que apenas sigo por seguir o fluxo. Ainda não me decidi totalmente sobre quais serão minhas ações para com o resto do mundo, embora já tenha estabelecido algumas diretrizes.
Tomarei este post para dissertar um pouco sobre minhas opções e para tentar esclarecê-las a mim mesmo.
Começo pelo que me fez trazer esse tema de volta a minha mente: o desrespeito dos alunos com os professores, principalmente em escolas públicas, além da incapacidade das pessoas de se oporem às massas.
Um dos pontos prioritários que deve ser mudado é a educação das crianças em casa, os pais devem ensinar os filhos a respeitarem os outros(principalmente os professores e os mais velhos) e a ouvi-los. Outro ponto é a melhora das condições do ensino público, os professores não têm material nem ânimo para dar aulas suficientemente boas para preparar os alunos para o resto de suas vidas.
Um grande fator que atrapalha isso é o fato de que os políticos não têm motivos para mudarem nada, seus filhos e netos continuam indo a escolas particulares, comprando seus gabaritos do ENEM.
Mas como mudaríamos isso? Uma lei já foi proposta para que eles precisem ir a escolas públicas, mas os próprios políticos já a revogaram. Uma ação que poderíamos tomar seria ir às ruas para forçá-los a colocá-la em ação, mas como saberíamos que ela está sendo respeitada? Os políticos simplesmente podem ir contra a lei e pagar juiz e júri para que os absolvam sob algum pretexto falso.
Temos então outro ponto a ser cuidado, a imunidade dos poderosos(isso inclui a força policial, judicial e política). Um grande problema ao tentar combater isso é o fato de que as leis a serem seguidas são feitas por eles próprios(disso advém também o problema de que eles recebem cada vez mais, mesmo fazendo cada vez menos) e não temos com quem nos unis para exigir nossos direitos a não ser por nós mesmos. Infelizmente a geração atual não é uma geração batalhadora, não passou pela ditadura, praticamente não pensa por si só, apenas concorda com o que a mídia diz, apenas assistem o último video clipe da moda e desperdiçam tempo na internet.
Então será que é possível mudarmos o que não nos agrada em nosso governo? Eu tenho esperança de que se nos unirmos pelo bem coletivo, conseguiremos. Mas enquanto continuarmos pensando apenas em nossos respectivos ânus, que ficam sentados em cadeiras estofadas olhando de longe o circo pegar fogo, não conseguirmos fazer nada além de mudar de canal para pararmos de ver essas injustiças.
0 transeuntes comentaram:
Postar um comentário